Cuidados Básicos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cuidados Básicos

Mensagem  Microbio em 20/9/2008, 22:08

Temperatura
A temperatura depende, é claro, da espécie. A maioria das espécies precisa de temperaturas entre 20 e 35 graus Celsius. Se for possível manter o ambiente em torno de 25 graus, costuma ser o ideal para a maioria das espécies.

Uma temperatura relativamente mais alta é importante na época do acasalamento, e assim que as ninfas L1 eclodem, isso é porque o metabolismo fica acelerado e as chances do acasalamento ocorrer e das ninfas comerem é maior se as temperaturas forem mais altas (mas nunca acima de 35 graus).

Assim que os louva-deus copulam, o ideal é abaixar a temperatura para que possam viver mais, ou seja, em temperaturas mais baixas o metabolismo também abaixa e consequentemente os animais vivem mais tempo. Mas há limites, pois em temperaturas muito baixas, o metabolismo fica tão desacelerado que o animal pára de se alimentar e pode morrer.


PS: Temperaturas mais altas geralmente estão relacionadas também a maior quantidade de fungos no terrário. Caso isso aconteça, retirar manualmente o fungo.

Água
Como dito, os louva-deus bebem água sim. Mas tem espécies que retiram toda água de que necessitam das suas presas e de gotas de orvalho. Assim, no terrário pode optar por borrifar água a cada 2-3 dias ou deixar uma vasilha rasa com um pouco de água.

Eu prefiro borrifar a cada 2-3 dias, dependendo das exigências da espécie, assim os louva-deus bebem água e eu já mantenho a umidade de que necessitam no terrário.

Cor
Como dito, umidade é um fator importante, mas também a quantidade de lu natural que chega até o terrário. Terrários com tampas escuras ou com muita vegetação podem propciar cores mais escuras, tendendo ao marrom.

O leque de cores varia de acordo com a espécie, a grande maioria varia de marrom a verde, mas há outras cores.

Regenaração.
Diferentemente do dito acima, Louva-deus não regenera a perna perdida! Uma vez perdida, nunca mais, porém no processo de ecdise, a ferida pode cicatrizar por completo e os problemas acabarem (pois não tem mais possibilidade de contaminação).

Outra coisa é com relação a facilidade de se perder membros. Louva-deus não têm autotomia, que seria o fato de perderem um membro voluntariamente em caso de stress alto, como acontece com grilos e gafanhos, e também como nestes animais, a perna perdida não se movimenta.

Animais não se alimentando
Geralmente tem duas causas comuns para o animal parar de se alimentar:

1). Temperatura muito baixa. Neste caso a solução é simples, basta aumentar a temperatura do terrário.

2). Parasitóides ou outros parasitas. Este é o caso mais comum de animais coletados, já vêm parasitados do campo e com isso muitas vezes acabam morreno. Não há tratamento disponível. E aqui volto a enfatizar a importância do tipo de comida. Tenham certeza de que o alimento oferecido não está contaminado e que o terrário não tenha frestas por onde vespas parasitóides possam entrar.

Uma outra causa do animal não se alimentar é se estiver satisfeito! Há espécies que comem mais mesmo, aqui é perceber de quanto em quanto tempo o animal se alimenta, uma forma confiável de controlar este aspecto é pelo volume do abdome, se estiver estufado, o animal está comendo o necessário.

Ooteca fértil
A única forma de saber se ooteca contém ovos férteis ou não, é destruindo a ooteca e analisando sob microscópio ou estereomicroscópio. Em alguns casos compensa destruir alguns ovos para ver se são viáveis ou não exatamente para fazer uma estimativa se vale ou não a pena manter a ooteca.

Um ponto a ser levantado é que não é porque a fêmea foi fertilizada que as ninfas vão eclodir, como qualquer tipo de ovo, a eclosão depende de fatores outros a fertilização. Dentre os fatores estão os nutricionais da fêmea e do próprio ovo, algumas fêmeas têm aparência saudável, mas não depositam nutrientes nos ovos, assim os ovos podem ser inviáveis. Outros fatores estão relacionados com as condições externas, temperatura, umidade, quantidade de luz, ataque de predadores, etc ou seja fatores que possam matar os ovos ou embriões.

Créditos ao Humberto
avatar
Microbio
Membro ativo
Membro ativo

Mensagens : 37
Data de inscrição : 20/09/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum